Visita da Ministra Agricultura à Terraprima

A Terraprima teve a honra de receber no passado dia 25 Janeiro de 2023, a visita da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, na Quinta da França, acompanhada pelo Secretário de Estado do Planeamento, Eduardo Pinheiro e pelo Director Regional da Agricultura e Pescas do Centro, Fernando Alves Martins, na Quinta da França. Este momento contou com a honrosa presença de Cristina Barata, presidente da Junta de Freguesia de Peraboa, e António Carriço, presidente da União de Freguesias do Teixoso e Sarzedo.

Esta visita visou o contacto com projectos de I&D, implementados pela Terraprima na sua exploração da Quinta da França (Covilhã), inseridos na Agenda de inovação - TerraFutura, na área da produção animal sustentável, e que têm como foco a mitigação e adaptação às alterações climáticas, agricultura circular e agricultura 4.0.

As honras estiveram a cargo de Tiago Domingos (CEO da Terraprima), que contou com a presença de ilustres parceiros estratégicos dos projectos GreenBeef e GEEBovMit, nomeadamente o presidente do INIAV, IP (e impulsionador deste encontro), Nuno Canada, e o director da Best Farmer (do Grupo Jerónimo Martins Agroalimentar), José Fraga.

Esta acção decorreu no âmbito da iniciativa do Governo Mais Próximo, que teve lugar no Distrito de Castelo Branco, e que visou um conjunto de reuniões de trabalho de proximidade junto dos stakeholders, numa agenda focada no território de forma a promover o desenvolvimento económico e social da região e reforçar a coesão territorial.

Outros artigos
CONFERÊNCIA GO´s
Gestão do Pastoreio para a Sustentabilidade na Era da Transição Digital - Carbono & Biodiversidade

Realizou-se no passado dia 23 de Junho, no Observatório do Sobreiro e da Cortiça em Coruche.
Ler mais
Semana Verde UE 2022
Evento de parceiros na Semana Verde Europeia 2022, com apresentação do projecto europeu SILVANUS - Plataforma Tecnológica e de Informação Integrada para Gestão de Incêndios Florestais, numa cessão de demonstração dos Pilotos, onde se inclui o caso de estudo português da Cova da Beira - monitorização, modelação e aplicação de soluções baseadas na natureza (NBS) para a protecção de infraestruturas de energia (EDP) e de água (AdP) contra incêndios florestais e de recuperação de áreas ardidas - num consórcio português liderado pela EDP New com os parceiros AdP, IST-ID MARETEC e Terraprima.
Ler mais
Terraprima elabora estudo para cálculo da pegada de carbono de leite de pastagem do programa “Vacas Felizes”
A Terraprima assiste, com grande orgulho, aos frutos do trabalho desenvolvido com a Bel Portugal/Terra Nostra. Nomeadamente, os resultados do estudo com o título “Carbon Footprint of Milk from Pasture-Based Diary Farms in Azores, Portugal” foram no final do mês de outubro divulgados pela Bel Portugal/Terra Nostra através de um vídeo publicitário.
Ler mais
Visita de monitorização do ensaio de Pastagem Semeada Biodiversa em Samothraki
Evidências promissoras indicam que a instalação de Pastagem Semeada Biodiversa nesta ilha grega pode ser bem sucedida
Ler mais
Terraprima presente na IV Jornadas de Laticínios
A convite da Câmara Municipal de Penela, Nuno Rodrigues fez uma apresentação sobre o papel que as pastagens podem ter no sequestro de carbono no solo. As Jornadas realizaram-se dia 24 de Abril e proporcionaram um amplo debate sobre a fileira do queijo e os seus desafios.
Ler mais
Terraprima na imprensa
Divulgação Terraprima