Visita de monitorização do ensaio de Pastagem Semeada Biodiversa em Samothraki

Evidências promissoras indicam que a instalação de Pastagem Semeada Biodiversa nesta ilha grega pode ser bem sucedida
O ensaio de Pastagem Semeada Biodiversa que a Terraprima instalou na ilha grega de Samothraki, no âmbito de um projeto de liderado por Marina Fischer-Kowalski do Instituto de Ecologia Social de Viena, foi visitado em Maio por Marjan Jongen da Universidade de Lisboa para recolha de amostras de espécies e biomassa. A adequada manutenção das pastagens semeadas representou um grande desafio para os agricultores locais que participaram, dado que implicou uma abordagem à gestão muito diferente do tradicional. Onde foi possível garantir essa manutenção, esta investigadora encontrou evidências muito promissoras, com elevada diversidade entre as espécies semeadas.
Outros artigos
Terraprima elabora estudo para cálculo da pegada de carbono de leite de pastagem do programa “Vacas Felizes”
A Terraprima assiste, com grande orgulho, aos frutos do trabalho desenvolvido com a Bel Portugal/Terra Nostra. Nomeadamente, os resultados do estudo com o título “Carbon Footprint of Milk from Pasture-Based Diary Farms in Azores, Portugal” foram no final do mês de outubro divulgados pela Bel Portugal/Terra Nostra através de um vídeo publicitário.
Ler mais
Terraprima presente na IV Jornadas de Laticínios
A convite da Câmara Municipal de Penela, Nuno Rodrigues fez uma apresentação sobre o papel que as pastagens podem ter no sequestro de carbono no solo. As Jornadas realizaram-se dia 24 de Abril e proporcionaram um amplo debate sobre a fileira do queijo e os seus desafios.
Ler mais
Projeto das Pastagens em contexto de currículo de nível elevado no ensino das ciências
O Projeto das Pastagens Semeadas Biodiversas, implementado pela Terraprima entre 2009 e 2014 com o apoio do Fundo Português de Carbono, é citado no trabalho Currículos de Nível Elevado no Ensino das Ciências.
Ler mais
Projeto de consórcio que inclui a Terraprima aprovado pela European Food Safety Authority
O projeto “Modelling population dynamics of aquatic and terrestrial organisms using Dynamic Energy Models (DEB): application to risk assessment of chemical mixtures” vai ser implementado entre 2015 e 2017.
Ler mais
Terraprima na imprensa
Divulgação Terraprima