Projeto das Pastagens em contexto de currículo de nível elevado no ensino das ciências

O Projeto das Pastagens Semeadas Biodiversas, implementado pela Terraprima entre 2009 e 2014 com o apoio do Fundo Português de Carbono, é citado no trabalho Currículos de Nível Elevado no Ensino das Ciências.
Na sequência de trabalho realizado pelo Conselho Nacional de Educação no âmbito da promoção da cultura científica e do nível conceptual dos currícula de ciência, Tiago Domingos, Diretor da Terraprima, concedeu uma entrevista sobre o Projeto. O seu historial de implementação e a sua fundação científica são apresentados num caso de estudo a explorar numa proposta de intervenção pedagógica para o ensino básico, cujo tema é a "Coerência curricular da temática inter-relação fotossíntese/respiração".
Outros artigos
CONFERÊNCIA
Gestão do Pastoreio para a Sustentabilidade na Era da Transição Digital - Carbono & Biodiversidade

Dia 23 de Junho | Observatório do Sobreiro e da Cortiça | Coruche
Ler mais
Semana Verde UE 2022
Evento de parceiros na Semana Verde Europeia 2022, com apresentação do projecto europeu SILVANUS - Plataforma Tecnológica e de Informação Integrada para Gestão de Incêndios Florestais, numa cessão de demonstração dos Pilotos, onde se inclui o caso de estudo português da Cova da Beira - monitorização, modelação e aplicação de soluções baseadas na natureza (NBS) para a protecção de infraestruturas de energia (EDP) e de água (AdP) contra incêndios florestais e de recuperação de áreas ardidas - num consórcio português liderado pela EDP New com os parceiros AdP, IST-ID MARETEC e Terraprima.
Ler mais
Bolsa de Investigação (BL95/2022_IST-ID)

Bolsa de investigação
(para estudantes de um curso que não confere um grau acadêmico)

 

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do Projeto SILVANUS (Integrated Technological and Information Platform for Wildfire Management), com referência 101037247, financiado pela União Europeia através do programa Horizon 2020, nas seguintes condições:
Ler mais
Terraprima elabora estudo para cálculo da pegada de carbono de leite de pastagem do programa “Vacas Felizes”
A Terraprima assiste, com grande orgulho, aos frutos do trabalho desenvolvido com a Bel Portugal/Terra Nostra. Nomeadamente, os resultados do estudo com o título “Carbon Footprint of Milk from Pasture-Based Diary Farms in Azores, Portugal” foram no final do mês de outubro divulgados pela Bel Portugal/Terra Nostra através de um vídeo publicitário.
Ler mais
Visita de monitorização do ensaio de Pastagem Semeada Biodiversa em Samothraki
Evidências promissoras indicam que a instalação de Pastagem Semeada Biodiversa nesta ilha grega pode ser bem sucedida
Ler mais
Terraprima na imprensa
Divulgação Terraprima