Impacto da mudança de práticas de controlo de mato em montado

Projectos / Investigação
No âmbito de um projecto de remuneração do sequestro de carbono no solo associado à mudança de práticas de controlo de mato em montados, a Terraprima assumiu o compromisso com o Fundo Português de Carbono de aferir o factor de sequestro observado. O Instituto Superior Técnico está a coordenar a recolha e análise de amostras de terra em pontos da rede do Inventário Florestal Nacional.

Sob coordenação de Tiago Domingos e Tatiana Valada, investigadores do IST, a equipa da Terraprima tem vindo a recolher, desde 2011, amostras de terra em pontos da grelha do Inventário Florestal Nacional. A metodologia seguida foi definida com a colaboração de Nuno Ribeiro e Alfredo Gonçalves Ferreira, da Universidade de Évora.

A área abrangida por este estudo compreende o centro e sul de Portugal e povoamentos dominados por sobreiro, azinheira, pinheiro-manso e carvalho-negral.

O objectivo da recolha de amostras é a medição do teor de matéria orgânica no solo (MOS), visando estimar o sequestro de carbono adicional que resulta da opção do controlo de mato com corta-matos por contraponto a um método destrutivo,  como a gradagem.

As amostras de solo foram recolhidas em 173 parcelas de 500 m2, distribuídas em 24 explorações e abarcando áreas intervencionadas com corta-matos e com gradagem. Para cada amostra foram ainda registadas variáveis para caracterizar a variabilidade de clima, de litologia e de sob-coberto vegetal.

Até ao momento, os resultados apontam claramente, como seria de esperar, para um acréscimo significativo de matéria orgânica no solo associado ao uso de corta-matos. Em termos de sequestro de carbono no solo, este aumento traduz-se num factor de sequestro de 3,6 tonCO2.ha-1.yr-1 (Valada et al., 2012).

A Terraprima pretende apoiar a continuação da recolha de amostras, com o objectivo de consolidar o modelo de dinâmica da matéria orgânica no solo com uma série temporal o mais longa possível.
Explorar e descobrir
Mato com um ano de idade
Mato com dois anos de idade
Mato com três anos de idade
Tipo de povoamento analizado
Tipo de povoamento analizado
Tipo de povoamento analizado
Tipo de povoamento analizado
Tipo de povoamento analizado
Tipo de povoamento analizado
Tipo de povoamento analizado
Tipo de povoamento analizado
Trabalho de recolha de amostra
Trabalho de recolha de amostra
Documentos para download


Conhecimento