
O projecto AVALON visa desenvolver soluções disruptivas para todos estes desafios, com um foco especial na fileira da produção de ruminantes (nomeadamente bovinos) associada ao pastoreio em condições mediterrânicas, considerando e potenciando as sinergias desta produção com as restantes actividades agrícolas e florestais nas explorações agrícolas.
AVALON cria uma solução para a sustentabilidade das explorações agrícolas, combinando AVALIAÇÃO de sustentabilidade, ferramentas digitais para a OPTIMIZAÇÃO técnica, económica e ambiental, e REMUNERAÇÃO através de projectos credíveis para créditos de carbono, com soluções inovadoras para adicionalidade, fugas, permanência e monitorização, e o primeiro sistema de certificação de sustentabilidade absoluta para carne de bovino.
A solução AVALON tem uma abordagem integrada, compreendendo avaliação de sustentabilidade (AVAL1-AVAL2), optimização técnico-económico-ambiental dos sistemas de ruminantes em pastoreio (O1-O3) e criação de mecanismos de remuneração (N1-N2), desenvolvendo soluções inovadoras e disruptivas em cada um destes aspectos.
Avaliação
AVAL1. Avaliação de sustentabilidade da exploração agrícola, através do enquadramento sucessivo da exploração agrícola em escalas espaciais mais amplas (regional, nacional, continental, global), com utilização de modelos adequados a essas diferentes escalas.
AVAL2. Avaliação da sustentabilidade dos produtos agro-alimentares, na perspectiva da análise de ciclo de vida, desenvolvendo a primeira avaliação a nível global comparativa, sistemática e consistente entre produtos.
Optimização
O1. Optimização da gestão das pastagens e das forragens, com base na gestão do pastoreio e da quantidade e distribuição espacial da fertilização, recorrendo a ferramentas de modelação, indústria 4.0 e sensorização (remota, próxima, IoT), maximizando a quantidade e a qualidade do alimento e o sequestro de carbono.
O2. Redução das emissões de metano em ruminantes, através da melhoria do maneio dos animais (incluindo intervalos entre partos, idade ao desmame e idade ao abate), da melhoria da qualidade das pastagens e das forragens, da utilização de aditivos alimentares e de selecção genética.
O3. Optimização ambiental e económica integrada, encontrando a melhor combinação de sistemas (pastagem natural vs. semeada, engorda em pastoreio vs. confinada) e de escolhas de gestão (nível de suplementação, data de abate).
Remuneração
N1. Montagem de projectos de remuneração do sequestro de carbono e redução de emissões de GEE, com o desenvolvimento de inovadores métodos rigorosos e credíveis para as questões de adicionalidade, fugas, permanência e monitorização, enquadráveis nas regulamentações privadas e públicas para os mercados de carbono e nível nacional, europeu e global, considerando benefícios adicionais para a biodiversidade (Carbono+).
N2. Definição de um sistema de certificação de sustentabilidade para a bovinicultura de carne, com base numa visão abrangente da sustentabilidade da produção de ruminantes, aplicando as ferramentas de avaliação de sustentabilidade e redução de impactes desenvolvidas no projecto, criando a primeira certificação de sustentabilidade absoluta a nível global, considerando:
O projecto AVALON tem seis eixos transversais de abordagens científica de ponta:
A implementação da solução AVALON é iniciada na Quinta da França, lighthouse farm gerida pela Terraprima, seguindo-se a transferência e teste dessa abordagem numa ampla rede de explorações agrícolas em Portugal, integradas, entre outras, na rede da Terraprima.