As Paisagens de Sobro, os Seus Produtos e as Políticas de Alterações Climáticas
Neste estudo, a Terraprima analisa as florestas de Sobro sob uma perspectiva climática para responder às seguintes perguntas: 1 – “Quais são os principais desafios das alterações climáticas para este Ecossistema?”; 2 – “Como contribui o montado de sobro para as emissões e sequestro de carbono?”.
Ao debater florestas e alterações climáticas, o foco é dado geralmente às acções de arborização, sequestro de carbono e/ou desflorestação. Embora estes sejam temas muito relevantes, a relação das florestas com o clima é mais complexa e requer uma análise mais abrangente das actividades que causam emissões e sequestro de carbono e dos impactos que as próprias alterações climáticas causam sobre as próprias florestas.
Este estudo, realizado para a Organização da Agricultura e Alimentação das Nações Unidas (FAO), Fundo Francês para o Ambiente Mundial (FFEM), Instituto Mediterrânico da Cortiça (IML) e Silva Mediterranea, explora as formas como as florestas de sobro interagem com estas questões e abrange todos os países onde ocorre o sobreiro de forma natural; Portugal, Espanha, Itália, França, Marrocos, Tunísia e Argélia.