Bolsa de Investigação (BL01/2026)

(BL01/2026)

EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS NO ÂMBITO DE PROJECTOS E INSTITUIÇÕES DE I&D

Uma bolsa de Investigação pós-doutoral

 

Encontra-se aberto um concurso para a atribuição de uma bolsa de Investigação pós-doutoral no âmbito do projecto da Terraprima – Serviços Ambientais “AVALON - Avaliar, Optimizar e Remunerar para a Sustentabilidade em Sistemas de Ruminantes” (COMPETE2030-FEDER-02288900), co-financiado pelo programa COMPETE2030, nas seguintes condições:


Área Científica
:
Engenharia do Ambiente.


Requisitos de admissão:

Em cumprimento do disposto no artigo 6.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (Reg. n.º 950/2019), o grau de doutor do candidato tem de ter sido obtido nos três anos anteriores à data da submissão da candidatura à bolsa.


Plano de trabalhos:
O presente plano de trabalhos é desenvolvido no âmbito do projecto Avalon e  visa a modelação e validação científica de Pastagens Semeadas Biodiversas (PSB) como Soluções Baseadas na Natureza (NbS) para a mitigação das alterações climáticas e resiliência dos sistemas agrossilvopastoris. A investigação foca-se na interseção entre a dinâmica biofísica do solo, a integridade ecológica e a viabilidade económica dos serviços de ecossistema no mercado voluntário de carbono. As atividades a desenvolver incluem: a) 1. Recolha de indi­cado­res de biodiversidade para avaliação de sustentabilidade das explorações agrícolas, b) recolha de dados/amostras de solo e pastagem, c) Apoio noutras componentes de trabalho de campo, entrevistas e inquéritos a agricultores, d) avaliação do sequestro de carbono em pastagens biodiversas para o mercado voluntário de carbono e redação de artigos científicos.


Legislação e regulamentação aplicável
:
Lei n.º 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, disponível em:

Local de trabalho:
Os trabalhos serão desenvolvidos: na Quinta da França (Covilhã); na rede de explorações da Terraprima (Alentejo, Ribatejo, Beira Interior, Espanha); no escritório da Terraprima em Porto Alto e IST-ID (parceiro do projeto), Lisboa. A orientação científica estará a cargo da Doutora Vânia Proença e do Prof.  Tiago Domingos.


Duração da bolsa
:
A bolsa terá a duração de 1 ano, com início previsto em Março de 2026. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 3 anos de duração total (não ultrapassando o término do projecto, caso o mesmo seja prorrogado).


Valor do subsídio de manutenção mensal
:
O montante da bolsa corresponde a 1.851 € mensais, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (https://www.fct.pt/wp-content/uploads/2025/02/Tabela_valores_SMM_2025.pdf), sendo o modo de pagamento da opção do/a Bolseiro/a por Transferência Bancária/Cheque. Será reembolsado, pela Terraprima, o pagamento do Seguro Social Voluntário pelo bolseiro (até ao valor correspondente ao 1.º escalão).


Métodos de selecção
:

1) Avaliação curricular: 75%, sendo:
     a. 55% atribuídos em doutoramento em Engenharia do Ambiente (pontuação de 20 casa tenha, pontuação de 0 caso não tenha);

     b. 30% atribuídos à experiência em trabalho de campo em pastagens e sistemas de pastoreio (pontuação de 1 a 20);

     c. 15% à experiência de publicação de artigos científicos em revistas ou comunicações em conferências nacionais ou internacionais (pontuação de 1 a 20).


2) Entrevista individual (em caso de empate na avaliação curricular): 25% (pontuação de 1 a 20). Nesta entrevista avaliar-se-á a motivação e a sensibilidade para as actividades programadas e a disponibilidade em desenvolver as suas actividades nos locais previstos no plano de trabalho.

 

Composição do Júri de Selecção:

  • Presidente: Prof. Tiago Domingos;
  • Vogais: Doutora Vânia Proença, Eng. Nuno Rodrigues;
  • Suplente: Eng. Ivo Gama.

Forma de publicitação/notificação dos resultados:
Todos os candidatos serão notificados do Resultado Final da Avaliação através de e-mail.


Prazos e procedimentos de audiência prévia, reclamação e recurso
:
Após comunicação da lista provisória dos resultados da avaliação, os candidatos dispõem de um período de 10 dias úteis para, querendo, se pronunciarem em sede de audiência prévia de interessados, nos termos dos artigos 121º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo. A decisão final será proferida após a análise das pronúncias apresentadas em sede de audiência prévia de interessados. Da decisão final pode ser interposta reclamação para o Júri do concurso ou recurso para a Direcção da Terraprima no prazo de 15 dias úteis contados da respectiva notificação.


Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas
:
O concurso encontra-se aberto no período de 11 a 18 de fevereiro de 2026.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes documentos:
i) Curriculum Vitae;
ii) Certificado de habilitações;
iii) Formulário de Candidatura a Bolsa de Investigação (disponível em https://www.terraprima.pt/pt/download/88/60994);
iv) Carta de motivação.


Estes documentos deverão ser enviados para o endereço electrónico ambiental@terraprima.pt.

Outros artigos
CONFERÊNCIA GO´s
Gestão do Pastoreio para a Sustentabilidade na Era da Transição Digital - Carbono & Biodiversidade

Realizou-se no passado dia 23 de Junho, no Observatório do Sobreiro e da Cortiça em Coruche.
Ler mais
Semana Verde UE 2022
Evento de parceiros na Semana Verde Europeia 2022, com apresentação do projecto europeu SILVANUS - Plataforma Tecnológica e de Informação Integrada para Gestão de Incêndios Florestais, numa cessão de demonstração dos Pilotos, onde se inclui o caso de estudo português da Cova da Beira - monitorização, modelação e aplicação de soluções baseadas na natureza (NBS) para a protecção de infraestruturas de energia (EDP) e de água (AdP) contra incêndios florestais e de recuperação de áreas ardidas - num consórcio português liderado pela EDP New com os parceiros AdP, IST-ID MARETEC e Terraprima.
Ler mais
Terraprima elabora estudo para cálculo da pegada de carbono de leite de pastagem do programa “Vacas Felizes”
A Terraprima assiste, com grande orgulho, aos frutos do trabalho desenvolvido com a Bel Portugal/Terra Nostra. Nomeadamente, os resultados do estudo com o título “Carbon Footprint of Milk from Pasture-Based Diary Farms in Azores, Portugal” foram no final do mês de outubro divulgados pela Bel Portugal/Terra Nostra através de um vídeo publicitário.
Ler mais
Visita de monitorização do ensaio de Pastagem Semeada Biodiversa em Samothraki
Evidências promissoras indicam que a instalação de Pastagem Semeada Biodiversa nesta ilha grega pode ser bem sucedida
Ler mais
Terraprima na imprensa
Divulgação Terraprima