SILVANUS

Projectos / Investigação

Logos_Financiadores_SILVANUS

O projecto SILVANUS tem como objectivo desenvolver uma plataforma integrada de gestão florestal sustentável, baseada em acções inovadoras para prevenir e combater a ignição e propagação de incêndios florestais, assim como promover a recuperação e a adaptação dos ecossistemas. A plataforma terá a sua eficiência demonstrada em 8 sítios da UE e 3 sítios não comunitários.

O Projecto SILVANUS é financiado pelo programa Europeu Horizonte 2020 Green Deal e prevê a criação de uma plataforma baseada na Inteligência Artificial (IA), que responda às exigências de utilização eficiente dos recursos florestais e proporcione metodologias de monitorização e protecção das florestas naturais contra as ameaças de incêndios florestais encontradas a nível mundial. A plataforma SILVANUS irá atuar a 3 níveis: a) prevenção e preparação; b) deteção e resposta; c) restauro e adaptação.

 

A inovação técnica e científica do SILVANUS reside no desenvolvimento e integração de tecnologias semânticas avançadas para se chegar a uma Plataforma Tecnológica e de Informação Integrada para a Gestão de Incêndios, que permita gerir conteúdos de forma sistemática e que viabilize uma utilização mais ágil, dinâmica e simples por parte das partes interessadas, que assim poderão tirar maior proveito dos conhecimentos, com menor gasto de tempo.

 

Para tal, a plataforma integrará um quadro de processamento de dados de grande dimensão capaz de analisar fontes de dados heterogéneas, incluindo recursos naturais, modelos climáticos e dados meteorológicos, imagens computacionais multiespectrais. Será ainda complementada com a integração de modelos de resiliência, e os resultados de estudos ambientais e ecológicos, realizados com tecnologias de ponta, para a avaliação de indicadores de risco de incêndio, bem como para a detecção precoce e coordenação da resposta aos incêndios florestais.

 

A eficiência da plataforma será demonstrada através de 11 demonstrações-piloto, em toda a Europa (França, Itália, Roménia, Grécia, Portugal, Chéquia, Croácia, Eslováquia) e internacionalmente (Austrália, Brasil e Indonésia), e será baseada em inovações técnicas, que poderão ser adoptadas noutros segmentos de mercado.

 

Com início em 2021, o Projecto SILVANUS conta com 49 parceiros de 18 países da UE e 3 países não comunitários. O Projecto prevê também um elevado envolvimento dos cidadãos através do desenvolvimento de um programa científico, a fim de aumentar a consciencialização para os incêndios florestais e criar novas estratégias para a sua prevenção.

O piloto português será liderado pela EDP New, e conta com a colaboração dos parceiros da AdP VALOR, do Instituto Superior Técnico e da Terraprima, assim como da Águas do Valo do Tejo na qualidade de entidade terceira. O objetivo principal deste piloto é demonstrar a implementação de ações de prevenção e restauro de fogos florestais, que beneficiem simultaneamente a conservação da natureza. Para tal, combinará práticas agrícolas convencionais (como o pastoreio) com tecnologias digitais para desenvolver e implementar abordagens de gestão florestal, próximas da natureza. 

O papel da Terraprima no SILVANUS é implementar um plano de acção demonstrativo na Quinta da França, de modo a tornar-se um local de ensaio experimental operacional do piloto portugês, utilizando intervenções com pastoreio para controlo da biomassa e a prevenção de incêndios, bem como contribuir para actividades de disseminação e servir de exemplo para replicação noutros locais da região.

 

INFORMAÇÕES GERAIS
Ficha Técnica

Designação

  • SILVANUS – Plataforma Tecnológica e de Informação Integrada para a Gestão de Incêndios Florestais

Número do Projecto

  • ID: 101037247

Região de intervenção (Pilotos)

  • Portugal - Cova da Beira
  • França - La Jonchère St Maurice
  • Itália - Parque Nacional de Gargano na região de Apulia e Parque Natural Regional de Tepilora na reião da Sardenha
  • Roménia -  Parque Nacional de Rodna
  • Grécia - Euboea Island (Evia)
  • Chéquia - Montanhas de Moravian-Silesian Beskydy Mountains
  • Croácia - Centro de Treino dos Serviços de Intervenção, Šapjane
  • Eslováquia - Podpolanie
  • Austrália - Queensland Centre for Advanced Technologies (QCAT)
  • Brasil - Pantanal
  • Indonésia - Central Kalimantan Province

Entidade coordenadora

  • Università Telematica Pegaso - Itália (Líder)

Cluster Português

  • EDP NEW R&D - Centre for New Energy Technologies (Líder consórcio PT)
  • ADP- Águas de Portugal, S.A.
  • IST-ID – Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento
  • Terraprima – Serviços Ambientais, Sociedade Unipessoal, Lda.

Data de aprovação

  • 30-03-2021

Data de início

  • 01-10-2021

Data de conclusão

  • 31-03-2025

Orçamento total

  • € 24 186 845

Apoio financeiro da União Europeia

  • € 19 902 190
Principais resultados esperados

A plataforma SILVANUS será útil no combate aos incêndios florestais em três fases diferentes:


Fase A: Actividades de prevenção e preparação. Estas actividades visam avaliar continuamente os índices de perigo de incêndio, treinar e preparar bombeiros para eventos com o uso de ferramentas de realidade aumentada e realidade virtual, aumentar a consciencialização dos cidadãos para os incêndios florestais e criar novas estratégias para a prevenção de incêndios;


Fase B: Actividades de Detecção e Resposta. Esta fase irá desenvolver um mecanismo baseado na IA para detectar rapidamente incêndios florestais considerando vários factores (por exemplo, clima, vento, etc.), a fim de optimizar a contenção de incêndios florestais pelos primeiros a responder;


Fase C: Restauração e Adaptação. A última fase será construída com base em inovações recentes em modelos de simulação, com o objectivo de desenvolver um Sistema de Apoio à Decisão (DSS) que encontrará a abordagem óptima para restaurar uma área afectada por um incêndio à sua condição de pré-incêndio, considerando tanto a flora como a fauna.

Explorar e descobrir


Conhecimento