
O Grupo Operacional SILVPAST – “Implementação custo-eficiente de mosaicos silvo-pastoris de carvalho negral” pretende ensaiar e desenvolver um método de implementação de mosaicos silvo-pastoris, apoiado por meios de detecção remota, que auxilie a actividade agrícola e florestal em áreas de carvalho negral, tipicamente de baixa aptidão produtiva.
O GO SILVPAST visa dois níveis de intervenção. O nível da exploração florestal, em que os principais agentes são os proprietários e gestores florestais, e o nível da gestão do território em que os principais agentes são os decisores políticos da esfera local à nacional.
O modelo silvo-pastoril proposto e as ferramentas de planeamento e gestão que serão desenvolvidas, pretendem dar resposta à falta de alternativas de gestão custo-eficientes, e promover a viabilidade económica da actividade produtiva por via da multifuncionalidade, da maior resiliência, e dos menores custos de gestão.
Os objectivos fundamentais são:
- Ensaiar um processo de produção custo-eficiente que viabilize a actividade silvo-pastoril e garanta a sua sustentabilidade a longo-termo
- Disponibilizar metodologias e ferramentas que permitam a replicação do processo proposto
- Informar processos de decisão, e apoiar a avaliação e o desenho de políticas agroambientais
- Promover o restauro de bosques de carvalho negral
- Contribuir para o controlo do risco de incêndio
- Reforçar a resiliência do território a alterações ambientais e socioeconómicas
Principais resultados a atingir:
- Implementação de mosaicos silvo-pastoris nas áreas piloto com vista a:
i. maximizar benefícios: produção pastoril, restauro de floresta, redução do risco de incêndio, sequestro de carbono, protecção do solo, promoção da biodiversidade
ii. reduzir custos de gestão e evitar custos decorrentes de incêndios e consequente degradação do solo
- Análise custo-benefício da implementação de mosaicos silvo-pastoris por gestão de processos de regeneração natural e uso de herbivoria
- Suporte à avaliação de medidas agroambientais e ao desenvolvimento de esquemas de pagamento por serviços ambientais
O GO SILVPAST é liderado pela Terraprima – Sociedade Agrícola, Lda.
A parceria reúne empresas com actividade agro-pastoril e silvícola, associações de produtores florestais e de conservação da natureza, e equipas de investigação, sendo composta pelas seguintes entidades:
- Terraprima Sociedade Agrícola, Lda
- Multinatura, Lda
- ÁPIS, Companhia Agrícola e Pecuária, S.A.
- Quinta do Colmeal
- ATNatureza - Associação Transumância e Natureza
- UNAC – União da Floresta Mediterrânica
- Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
O plano de trabalhos teve início em Julho de 2017 e termina em Dezembro de 2022. É financiado por Fundos Europeus Estruturais de Investimento (FEEI) no âmbito da Acção 1.1 “Grupos Operacionais” do PDR2020.