Bolsa de Investigação (BL95/2022_IST-ID)

Bolsa de investigação
(para estudantes de um curso que não confere um grau acadêmico)

 

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do Projeto SILVANUS (Integrated Technological and Information Platform for Wildfire Management), com referência 101037247, financiado pela União Europeia através do programa Horizon 2020, nas seguintes condições:
Área Científica:
Ciências Ambientais e Engenharia do Ambiente.

Requisitos de admissão:
Ser Mestre na área das Ciências Ambientais, Ciência de Dados, Sistemas de Informação Geográfica ou áreas científicas afins e estar inscrito num curso não conferente de grau académico integrado no projecto educativo de uma instituição de ensino superior, desenvolvido em associação ou cooperação com uma ou várias unidades de I&D;
  • Dá-se preferência a candidatos/as com experiência em programação, análise de dados e uso de sistemas de informação geográfica.
Plano de trabalhos:
Desenvolvimento de produtos de monitorização baseados em dados de detecção remota, usando aprendizagem automática e modelação estatística, para apoiar e informar acções de gestão da paisagem e de prevenção de risco de incêndio.
Apoio à redacção de artigos científicos.
Possibilidade de continuidade do programa de trabalhos no âmbito de um projecto de Doutoramento.

Legislação e regulamentação aplicável:
Lei n.º 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), na redacção que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de Agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da IST-ID, disponível em https://ist-id.pt/concursos/bolsas/Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT,disponível em:
https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf 
https://dre.pt/application/file/a/127230968.

Local de trabalho:
O trabalho será desenvolvido no MARETEC - ACAE/DEM do Instituto Superior Técnico, sob a orientação científica do Doutora Vânia Proença.

Duração da(s) bolsa(s):
A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em Junho de 2022, e não é renovável (embora haja possibilidade de continuidade do programa de trabalhos no âmbito de um projecto de Doutoramento).

Valor do subsídio de manutenção mensal:
O montante da bolsa corresponde a 1.144,64 €, conforme tabela de valores constante do Anexo I do Regulamento de Bolsas de Investigação da IST-ID (https://ist-id.pt/concursos/bolsas/), sendo o modo de pagamento da opção do/a bolseiro/a por Transferência Bancária ou Cheque. Será reembolsado o pagamento do Seguro Social Voluntário pelo/a bolseiro/a (até ao valor correspondente ao 1.º escalão).

Métodos de selecção:
Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes:

1) Avaliação curricular: 70%, com 40% atribuídos à classificação no Mestrado e à experiência em detecção remota / aprendizagem automática / modelação estatística, sendo valorizada experiência na aplicação destas técnicas a ecossistemas naturais e seminaturais (pontuação de 1 a 20, 20% à experiência em programação e modelação (pontuação de 1 a 20) e 10% à experiência na preparação e publicação de artigos científicos em revistas internacionais (pontuação de 1 a 20);

2) Eventual entrevista individual (apenas em caso de empate entre os candidatos melhor avaliados): 30% (pontuação de 1 a 20).

Se não houver candidatos com uma pontuação acima de 
60% no Método 1, não será seleccionado nenhum candidato.

Composição do Júri de Selecção:
Doutora Vânia Andreia Malheiro Proença, Prof. Tiago Morais Delgado Domingos e Doutor Ricardo Filipe de Melo Teixeira. Suplente: Prof.ª Tânia Alexandra dos Santos Costa e Sousa.

Forma de publicitação/notificação dos resultados:
Todos os candidatos serão notificados através de e-mail do Resultado Final da Avaliação.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:
O concurso encontra-se aberto no período de 31 de maio a 19 de junho de 2022.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio dos seguintes documentos:
i) Formulário ID B1 – Candidatura a Bolsa de Investigação (https://ist-id.pt/concursos/bolsas/);
ii) 
Curriculum Vitae;
iii) Certificado de habilitações;
iv) Comprovativo de inscrição em curso não conferente 
de grau académico (só necessário para a celebração do contrato de bolsa);
v) Carta de motivação;

Estes documentos deverão ser enviados via e-mail para:
nuno.sarmento@tecnico.ulisboa.pt
Outros artigos
CONFERÊNCIA
Gestão do Pastoreio para a Sustentabilidade na Era da Transição Digital - Carbono & Biodiversidade

Dia 23 de Junho | Observatório do Sobreiro e da Cortiça | Coruche
Ler mais
Semana Verde UE 2022
Evento de parceiros na Semana Verde Europeia 2022, com apresentação do projecto europeu SILVANUS - Plataforma Tecnológica e de Informação Integrada para Gestão de Incêndios Florestais, numa cessão de demonstração dos Pilotos, onde se inclui o caso de estudo português da Cova da Beira - monitorização, modelação e aplicação de soluções baseadas na natureza (NBS) para a protecção de infraestruturas de energia (EDP) e de água (AdP) contra incêndios florestais e de recuperação de áreas ardidas - num consórcio português liderado pela EDP New com os parceiros AdP, IST-ID MARETEC e Terraprima.
Ler mais
Terraprima elabora estudo para cálculo da pegada de carbono de leite de pastagem do programa “Vacas Felizes”
A Terraprima assiste, com grande orgulho, aos frutos do trabalho desenvolvido com a Bel Portugal/Terra Nostra. Nomeadamente, os resultados do estudo com o título “Carbon Footprint of Milk from Pasture-Based Diary Farms in Azores, Portugal” foram no final do mês de outubro divulgados pela Bel Portugal/Terra Nostra através de um vídeo publicitário.
Ler mais
Visita de monitorização do ensaio de Pastagem Semeada Biodiversa em Samothraki
Evidências promissoras indicam que a instalação de Pastagem Semeada Biodiversa nesta ilha grega pode ser bem sucedida
Ler mais
Terraprima presente na IV Jornadas de Laticínios
A convite da Câmara Municipal de Penela, Nuno Rodrigues fez uma apresentação sobre o papel que as pastagens podem ter no sequestro de carbono no solo. As Jornadas realizaram-se dia 24 de Abril e proporcionaram um amplo debate sobre a fileira do queijo e os seus desafios.
Ler mais
Terraprima na imprensa
Divulgação Terraprima